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Histórico do Processo de Avaliação Institucional

 A CPA foi nomeada pelo Reitor da UFLA por meio da portaria no 624, de 03 de novembro de 2004, sendo composta por três docentes, dois técnico-administrativos, um discente de graduação, um discente de pós-graduação e dois representantes da sociedade civil externa a UFLA. A referida comissão organizou uma proposta de regimento da CPA, estabelecendo a mesma como órgão suplementar da reitoria e autônoma em relação aos conselhos Superiores e demais órgãos colegiados da UFLA. O regimento proposto foi aprovado pelo Conselho Universitário (Resolução CUNI no 002, de 03 de fevereiro de 2005).

Em 25 de janeiro de 2005 a CPA, juntamente com a reitoria da UFLA, organizou o seminário “Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA”, direcionado a toda a comunidade acadêmica da universidade. O objetivo do seminário foi apresentar para a comunidade o SINAES, discutir as diretrizes para a avaliação institucional e para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, até então ausente na universidade como um documento único. O seminário foi organizado no período da manhã, com repetição no período da tarde, para permitir a participação do maior número possível de pessoas e a divulgação feita por meio de panfletos, faixas, cartazes e pelo sistema UFLA de Comunicação (rádio, tv e jornal impresso).

Seqüencialmente a CPA elaborou o Programa de Auto-Avaliação Institucional 2004-2006, submetido à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP) em 29 de março de 2005. O referido programa foi submetido a todas os órgãos administrativos da UFLA para análise e sugestões, bem como a toda comunidade acadêmica, e disponibilizado na íntegra na homepage da CPA.

Em 16 de junho de 2005 a CPA realizou o segundo seminário direcionado a comunidade acadêmica para a apresentação da proposta de avaliação institucional para o triênio. A partir dos resultados desse evento foi finalizado o primeiro Programa de Auto-Avaliação Institucional 2004-2006. Seqüencialmente a CPA começou a desencadear as ações necessárias para a execução do projeto proposto.

Os dados quantitativos da universidade analisados no presente relatório foram disponibilizados pelos órgãos administrativos da universidade. A pesquisa qualitativa acessível a toda a comunidade acadêmica de UFLA foi realizada via Internet no período de 17 de abril a 19 de maio de 2006. A pesquisa de opinião para a sociedade local (dividida em população geral e professores e alunos do ensino médio da região) foi realizada por contratação de empresa especializada, no mês de março de 2006.

A partir do mês de maio de 2006 todos os dados obtidos foram analisados pela CPA para a composição do relatório final e apresentação à comunidade acadêmica da UFLA. Como organizado no projeto original, os dados da avaliação institucional serão apresentados por dimensões de ação da universidade, onde dados quantitativos e qualitativos compõem a análise de cada dimensão.

Até a confecção desse primeiro relatório de avaliação institucional a CPA realizou 27 reuniões ordinárias, além de 22 reuniões da presidência da comissão com diferentes órgãos administrativos da universidade para a operacionalização do processo. Em junho de 2005 a CPA foi convidada para apresentar o Programa de Auto-Avaliação da UFLA no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), realizado em Porto Alegre, RS.

Em 6 de maio de 2009, tomou posse a segunda Comissão Própria de Avaliação para o período de 2009 a 2011.