A comunicação com a sociedade
A UFLA possui diversos mecanismos e formas de comunicação com a sociedade. Nesse item do relatório será avaliada a forma oficial de comunicação com a sociedade, dada pelo chamado “Sistema Ufla de Comunicação” (SUC). Tal sistema é constituído pela Radio Universitária, TV Universitária e jornal impresso de periodicidade mensal (Jornal da UFLA). Adicionalmente, a pesquisa de opinião realizada com a sociedade local abordou diversos aspectos da eficiência e utilidade pública dos serviços prestados pelo Sistema UFLA de comunicação. O SUC possui um Conselho de Programação, constituído pelo Pró-Reitor de Extensão, pela diretoria geral e de jornalismo, por um membro do Conselho Universitário (CUNI) e por um representante da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão.
Página na Internet
A página da internet da Ufla provavelmente é o veículo de informação e de acesso a serviços mais utilizado pela comunidade acadêmica. No questionário aplicado aos membros da instituição 87% dos respondentes classificaram o serviço entre os conceitos bom e ótimo (gráfico 30, anexo 1). Isso demonstra que o site atende à maioria das demandas da comunidade acadêmica. Contudo, após análise pela CPA, a página foi considerada limitada e acesso complexo para pessoas externas à comunidade acadêmica da Ufla. O usuário externo geralmente tem pouco conhecimento sobre a estrutura administrativa da universidade, o que dificulta o alcance de informações. Por exemplo, para um usuário externo acessar informações sobre um determinado curso de graduação na Ufla terá que saber que os dados sobre os mesmos estarão na página de uma Pró-Reitoria (ícone genérico de acesso na página principal da Ufla), no caso a Pró-Reitoria de Graduação. Outra limitação é a inexistência de uma versão em idioma inglês da página da universidade. Assim, algumas reformulações são necessárias para melhoria de acesso da página.